Perfil

Minha foto
Assis sp, sp, Brazil
Artista plástico, Professor e grafiteiro, com formação na área de artes pelas Faculdades Integradas de Ourinhos, Como artista tenho aplicado muitos Workshop de arte urbana em faculdades e instituições, A expressão Arte Urbana ou street art refere-se a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo. A princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Grafite ao Estêncil, passando por stickers e cartazes lambe-lambe, também chamados poster-bombs -, intervenções, instalações, flash mob, entre outras. A rua não é de ninguém e mesmo assim fui preso cinco vezes por fazer Grafite, inevitável que as autoridades ainda acham que nos artistas somos vagabundos ou infratores de nosso Amado País. Infelizmente Vivemos em um Lindo País, que poucas pessoas têm acesso cultural, nome deste País se chama Brasil Contatos: cel(18) 97480060 Email:alemaoart@hotmail.com

online

contador de visitas

Seguidores

Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

manipulação digital

Reações: 

Taí um assunto que costuma causar muuuuiiita polêmica: dos mais puristas, que condenam qualquer interferência na imagem, até aos viciados em manipulação da imagem, que não deixam passar imagem sem "retocar", existem infinitas possibilidades.

A polêmica começa já na definição dos termos Tratamento e Manipulação.

Na minha opinião, Tratamento é apenas o ajuste de cores da imagem: brilho, contraste, saturação, etc., de forma que não a mude. É como transformar uma frase em outra, de mesmo significado: "Fui ao supermercado e comprei laranja, maçã e morango" -> "Comprei laranja, maçã e morango quando fui ao supermercado"

É óbvio que qualquer interferência modifica a leitura (da imagem e do texto) e consequentemente o entendimento do leitor. Mas o Tratamento não interfere na essência do objeto modificado.

Já Manipulação é qualquer alteração que modifique o objeto: crops, sépias e p&bs´s produzidos após a imagem, inclusão ou exclusão de elementos, etc. Ela modifica a essência, o modo como a imagem é entendida pelo leitor. Uma foto de praia comum é rapidamente transformada numa de praia paradisíaca com a retirada das pessoas (através do crop), colocando-se brilho e reflexo no mar, transformando a espuma sobre a areia, reduzindo seu ruído, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário