
Taí um assunto que costuma causar muuuuiiita polêmica: dos mais puristas, que condenam qualquer interferência na imagem, até aos viciados em manipulação da imagem, que não deixam passar imagem sem "retocar", existem infinitas possibilidades.
A polêmica começa já na definição dos termos Tratamento e Manipulação.
Na minha opinião, Tratamento é apenas o ajuste de cores da imagem: brilho, contraste, saturação, etc., de forma que não a mude. É como transformar uma frase em outra, de mesmo significado: "Fui ao supermercado e comprei laranja, maçã e morango" -> "Comprei laranja, maçã e morango quando fui ao supermercado"
É óbvio que qualquer interferência modifica a leitura (da imagem e do texto) e consequentemente o entendimento do leitor. Mas o Tratamento não interfere na essência do objeto modificado.
Já Manipulação é qualquer alteração que modifique o objeto: crops, sépias e p&bs´s produzidos após a imagem, inclusão ou exclusão de elementos, etc. Ela modifica a essência, o modo como a imagem é entendida pelo leitor. Uma foto de praia comum é rapidamente transformada numa de praia paradisíaca com a retirada das pessoas (através do crop), colocando-se brilho e reflexo no mar, transformando a espuma sobre a areia, reduzindo seu ruído, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário