
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
depois, reformada em 1938. Em janeiro de 1999, o último trem de passageiros passou por ali, desativado pela Ferroban. Os depoimentos abaixo mostram a situação dois anos depois: "Na segunda-feira (31 de julho), minha namorada foi despachar com o juiz em Assis e, enquanto ela ficava no Forum, fui passear pelo páteo da Sorocabana e pela estação. Ela é muito bonita e tem cobertura extensa. Está bem conservada, mas o pessoal me disse que quase não passam mais trens. A rede eletrificada foi arrancada. O que me chamou a atenção foi a enorme quantidade de habitações de ferroviários construídas em madeira, muito antigas e todas bem conservadas..." (Rodrigo Cabredo, 2/8/2000). "O depósito de locomotivas de Assis está praticamente destruído. Tenho ido ao local com frequência. Até três ou quatro semanas
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