
Sou artista de rua durante muitos anos
Para mim a arte na rua é toda aquela que é exposta num qualquer espaço de acesso público e livre mas que é produzida fora da rua (num estúdio, p.ex.). O seja: pode ser produzida em qualquer lugar e posteriormente exibida na rua! Uma estátua, uma exposição, etc. pode ser arte na rua.
A arte de rua é aquela que é produzida na rua: os pintores, músicos, atores, malabaristas, etc. enfim, todos os que produzem a sua arte diretamente no espaço público são artistas de rua.
A grande diferença está no acesso que o público tem à aprendizagem das técnicas. Por outras palavras: fazer no estúdio e levar para a rua é arte NA rua; fazer e expor na rua é arte DE rua.
Esta é uma discussão muito interessante especialmente quando se colocam questões legais sobre licenciamento. Fazer num estúdio e trazer para a rua deve ser considerado uma actividade sujeita a licença enquanto que produzir diretamente no espaço público é, por princípio, uma forma de expressão garantida na carta dos direitos humanos e nas contituiçõers dos países democráticos, pelo que nenhum governo tem o direito de pedir uma licença para tal. No fundo seria o mesmo que pedir uma licença para falar no espaço público!
Imagine que chega a um lugar se senta e começa a desenhar a paisagem e alguem lhe vem pedir para mostrar uma licença: um pouco ridículo, não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário