
Foi-se o tempo em que jovem ganhava mesada e precisava se virar com ela durante todo o mês. Hoje a maioria deles tem cartão de crédito e outros recursos para facilitar as compras. Esse tipo de mordomia, aparentemente inofensiva, pode ter consequências perigosas se não for adotada com prudência. Um dos problemas é a formação de adultos irresponsáveis, impulsivos e falidos.
Em maior ou menor intensidade todas as pessoas são consumidoras, o que não significa que sejam consumistas. Ser consumista é comprar impulsivamente, sem analisar se um determinado produto é necessário ou não. Baseado na busca por satisfação, o "comprar por comprar" acaba levando à aquisição de produtos dispensáveis.
A cada temporada a moda traz novas tendências que atraem olhares e provocam desejos. Produtos eletrônicos se tornam ultrapassados na mesma rapidez com que surgem. A publicidade está em toda parte e direciona seus apelos especialmente aos jovens, que ganham poder de compra cada vez mais cedo e são induzidos a fazer uso dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário