




Araçoiaba da Serra, SP
Fundação 07 de abril de 1857
Araçoiaba da Serra, SP
Araçoiaba da Serra é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º30'19" sul e a uma longitude 47º36'51" oeste, estando a uma altitude de 625 metros. Sua população estimada em 2004 era de 22.521 habitantes. Possui uma área de 255,5 km².
A história de Araçoiaba da Serra começou em meio a uma polêmica envolvendo um rei, um bispo e um empresário. Por ordem de Dom João VI, em 19 de agosto de 1817 foi criada a paróquia de São João Batista da Fábrica de Ferro de Ipanema, determinando a construção de uma capela no local. A idéia provocou reações contrárias do então diretor da fábrica, Frederico Luiz Guilherme Varnhagem, que entendeu ser inconveniente a presença de uma igreja e, por consequência, de uma comunidade nas imediações de Ipanema. Para ele, isso significaria o corte de lenha para o consumo das famílias, em prejuízo do fornecimento do combustível para os altos fornos de ferro. Disposto a impedir a construção da capela, Varnhagem discutiu o assunto com o bispo Dom Mateus Abreu Pereira, para quem enviou um abaixo-assinado contrário à criação da paróquia. O movimento, porém, foi em vão: em 22 de fevereiro de 1820, o bispo determinou o cumprimento da ordem do rei. Contrariado, o diretor da fábrica passou a
proibir o corte de lenha e iniciou perseguições aos moradores do local. Resultado: em pouco tempo a comunidade começou a debandar para outras paragens, entre elas a então "campo largo", local que acabou sendo escolhido para a edificação da nova igreja, em 30 de outubro de 1823. A inauguração da Matriz de Campo Largo, contudo, só ocorreu dois anos depois da autorização, em 11 de novembro de 1825.
Nenhum comentário:
Postar um comentário