




A objectiva de um fotógrafo profissional nunca cessa de se ajustar às infinitas realidades capturadas pelo olho artístico. No caso do sueco Carl Kleiner isso é, mais do que uma evidência, a sua ética de trabalho. Já trabalhou com clientes como a MTV ou a Amnistia Internacional, mas o seu portefólio prova que a sua visão artística a nada nem a ninguém se compromete, se não ao próprio mundo e ao que se pode construir com ele.
A sua inspiração provém do lado emocional dos sujeitos perante a sua câmara. Paradoxalmente, estes sujeitos são, muitas vezes, objectos no sentido literal da palavra. Veja-se a série fotográfica "Stadium", que reorganiza toda a nossa noção do atleta e do seu esforço como figura central e heróica do desporto.
Apresentando um estilo de composição extraordinariamente preciso, Carl Kleiner coloca-nos, literalmente, nos sapatos - e aqui a expressão inglesa "put yourself in (someone's) shoes" fazia-nos tanta falta -, desses praticantes da maratona, do salto em comprimento; do vencedor, do perdedor.
Voltemos. no entanto, à palavra chave deste fotógrafo: composição. Juntemos isso a uma noção muita exacta de cor e luz e é essa a receita ideal para navegar entre estas obras. "Macho!" é o título de uma outra série fotográfica de Carl Kleiner, que, na sua aparência, não poderia ser mais simples. Mas se até agora isso nos tinha passado despercebido, é aqui que percebemos que este não é apenas o trabalho de um fotógrafo, pronto para disparar o flash a qualquer momento.
Mais em: http://obviousmag.org/archives/2010/08/fotografias_de_carlk_leiner.html#ixzz12lqApATG
Nenhum comentário:
Postar um comentário