

Psicologia e superfície”
Sobre o estilo de Freud, o crítico de arte refere a intenção do pintor em “captar as características psicológicas dos modelos”, dando como exemplo Goya que também desenvolveu esta técnica. É por isso que Óscar Faria considera que a pintura de Freud “é qualquer coisa entre psicologia e superfície”. Para explicar a ideia, o crítico deu como contraponto Andy Warhol, “que apenas captava superficialmente os seus modelos”.
O estilo de Freud também pode ser visto no quadro em que representou a rainha Isabel II em 2001. Uma representação realista que causou divergências entre a imprensa. No "The Times”, Richard Cork, descreveu a imagem como “dolorosa, corajosa, honesta, estóica e, acima de tudo, bastante perspicaz”. Já o fotógrafo do jornal oficial da realeza afirmou que Freud deveria ser trancado numa torre.
As temáticas de Freud centram-se, sobretudo, nas pessoas que fazem parte da sua vida, de acordo com uma nota biográfica sobre o pintor no site da Tate Modern. Amigos, família, companheiros de profissão, amores e crianças são representados aos olhos de Freud, que considera “autobiográfico” o tema dos seus trabalhos. “Tem tudo a ver com esperança, memória, sensualidade e envolvimento com a realidade”, pode ler-se no mesmo documento.
“Girl with a white dog” (1950), em que Freud retrata a sua mulher, “Naked Girl” (1966), o primeiro de uma série de nus, “Reflection with Two Children” (1965), um auto-retrato, e “The Painter's Mother Dead”, um desenho da mãe logo após a sua morte, são alguns dos trabalhos mais conhecidos do artista.
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