




Mais conhecido por suas produções de arte jocosa, que são tão surpreendentes quanto eles são inquietantes, Maurizio Cattelan é o artista sideliner final, picando furos na arte, história da arte, a monumentalidade, e do nacionalismo. Tomemos, por exemplo, Papai Papai (2008), a escultura que Cattelan exibiu no último inverno no Guggenheim, em Nova York. Uma vida de tamanho, versão 3-D da Disney, Pinóquio flutua de bruços na piscina do museu rotunda e, em um gesto, parece zombar do otimismo forçado do mundo da arte eo estado autoritário do museu. Naturalmente, o artista de 49 anos, italiano, que atualmente vive em Nova York, foi até seus truques por um bom tempo. Ele descreveu a sua co-curadoria da Bienal de Berlim de 2006, que envolveu a observação de 700 inscrições artista, como uma experiência semelhante a "ter uma arma apontada para sua cabeça e sorrindo enquanto espera por alguém para puxar o gatilho". Cattelan fala aqui sobre o porquê o clima político e econômico atual surpreendentemente poderia se transformar em uma oportunidade para artistas de recuperar o seu destino.
Pouco se conhece no brasil sobre as obras de Maurizio Cattelan,quando vi uma imagem na internet fiquei encantado e com vontade de conhecer muito mais suas obras e historia,dificil nos dias de hoje atingir a curiosidade por obras de arte ,porem sem duvidas quem vê pela primeira vez, pode ate ficar sem folego pelas suas obras diferenciadas , com um auto poder de critica sobre nossa sociedades atuais.
texto anderson ferreira lemes .
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