




Estando já na 6ª edição, o World Press Cartoon, dedicado ao humor gráfico na imprensa, goza de um portfólio alargado de caricaturas de qualidade. Só na edição de 2010 estiveram a concurso 878 trabalhos, provenientes de 429 autores de 77 nacionalidades. O concurso premiou o melhor que se publicou neste género em jornais e revistas durante o ano de 2009.
O grande vencedor desta edição (que levou o Grand Prix, no valor de 20 mil euros) foi o argentino Gabriel Ippóliti. Publicada no diário "Âmbito Financeiro", de Buenos Aires, a sua caricatura de Vladimir Putin a colocar balas numa arma com uma bandeira remendada da URSS em fundo alude às notícias de rearmamento da Rússia tornadas públicas durante o último ano.
Mas esta não foi, claro, a única figura conhecida entre os 400 trabalhos apresentados na exposição final. Vaclav Teichman traz-nos Steve Jobs com um porquinho mealheiro muito semelhante ao símbolo da Apple. Obama aparece como Rato Mickey e o presidente do Afeganistão com um ar assustador.
fonte: http://obviousmag.org/archives/2010/10/world_press_cartoon_-_sintra.html#ixzz1209ilAS1
Nenhum comentário:
Postar um comentário