
Kinetica Art Fair é a primeira feira de arte no mundo dedicada exclusivamente a arte cinética. Organizada pelo Kinetica Museum , localizado em Londres, a feira apresenta os trabalhos de artistas e organizações especializados em produções interdisciplinares em cinética, eletrônica, robótica e novas mídias. A primeira edição aconteceu em 2009, atraindo mais de 8.500 visitantes, e ganhando destaque na mídia internacional. A edição de 2010 será realizada a partir do dia 4 de fevereiro , contando também com uma mostra internacional de artistas e galerias dedicas ao tema da arte cinética. Entre os participantes da Kinetica Art Fair esteve o artista britânico Tim Lewis, um dos expoentes da arte cinética, que em seus trabalhos utiliza uma combinação de mecanismos, luz e escultura para criar obras que fazem referência a antiga arte dos autômatos. Seu trabalho Pony (2008) foi um dos maiores destaques da feira. Nesta obra, uma espécie de “avestruz” carrega uma pequena carruagem, onde a cabeça do animal é uma mão mecânica que responde aos movimentos dos visitantes ao seu redor. Assista ao vídeo aqui.
Segundo certo dicionário, cinética é o ramo da física que trata da ação das forças na mudança de movimento dos corpos.
ResponderExcluirA arte cinética, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças.
A preocupação dos Autores Cinéticos era de criar obras ritmicas, como forma básica da percepção do tempo real no imaginário do ego do observador.
A arte cinética busca romper com a condição estática da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento. Por exemplos os mobiles.